ESCOLA SECUNDÁRIA DA MOITA
EFA - Ensino e Formação de Adultos
PLANIFICAÇÃO
REFERENCIAL DE FORMAÇÃO DA DISCIPLINA
«CE - CIDADANIA E EMPREGABILIDADE» (200 horas) - Turma EFA B3
(Avaliação, Recursos, Referencial de Formação, Carga horária, Especificações/Objetivos, Temas)
AVALIAÇÃO
A avaliação desta disciplina (para os quatro referenciais de formação propostos) será realizada através de exposições orais (processo de realização/pesquisa, suportes e apresentação), trabalhos individuais e de grupo (processo de realização/pesquisa com componente oral e escrita/multimédia), fichas de trabalho individuais sobre várias temáticas dos referenciais, fichas de visionamento de filmes/documentários e relatórios de visionamento de filmes/documentários.
Todos os elementos de avaliação acima propostos serão realizados em conformidade com orientações específicas criadas para os mesmos. Estes documentos orientadores para a realização dos elementos de avaliação da disciplina, serão apresentados em aula a todos os alunos. (Os referidos documentos serão também entregues - em suporte papel - a todos os alunos no início do ano letivo e encontram-se ainda em permanência no portal «Pedagogias» num separador/página própria designada «Ferramentas do Aprendiz» podendo os mesmos serem visitados ou descarregados sempre que o aluno necessite).
Os elementos de avaliação indicados serão classificados em conformidade com os critérios específicos e percentagens (0 a 100%) exarados em grelhas próprias (criadas para esta disciplina) e dadas a conhecer a todos os alunos antes da realização do respetivo elemento de avaliação (Grelha de Avaliação para Relatório de Filme/Documentário, Grelha de Avaliação para Exposição Oral, Grelha de Avaliação para Trabalho Individual e Grelha de Avaliação para Trabalho de Grupo).
Em conformidade com as normas/orientações (legislação específica interna e externa) para os cursos EFA, a classificação dos elementos de avaliação é sempre qualitativa e traduz-se no seguinte: Muito Insuficeinte ( 0 a 19%); Insuficiente (20 a 49%); Suficiente (50 a 69%); Bom (70 a 89%) e Muito Bom (90 a 100%).
RECURSOS
Documentos escritos e multimédia (diaporamas, powerpoint's, vídeos, documentários, filmes, etc.) disponíveis no espaço/página dedicada à disciplina no portal «Pedagogias» (https://pedagogias.webnode.pt) no separador conteúdos, Internet (portais, websites, redes, blogues), documentos de investigaçaõ propostos pelo docente, períodicos sugeridos ou trazidos para a aula pelo docente e alunos (jornais, revistas), fotocópias, quadro, projetor, PC's, indicação de webgrafia e bibliografia, etc..
REFERENCIAL DE FORMAÇÃO
1. ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DOS ESTADO DEMOCRÁTICOS
Carga horária = a 50 horas (67 aulas de 45 m) - cerca de 7 semanas
Especificações:
Competências para trabalhar em grupo
- Transmitir conclusões
- Liderar um grupo
- Estabelecer compromissos
- Reconhecer e respeitar a diversidade dos outros
- Resolver interesses divergentes
Temas:
1. A Cidadania e o cidadão
2. Direitos e liberdades fundamentais
3. A Democracia
4. Os Estados democráticos
5. A organização institucional do Estado Português
6. A União Europeia
7. A ONU
8. Outras organizações importantes
9. Participação organizada e solidariedade social
10. Justiça e equidade social para todos!
11. Imigração e interculturalidade.
2. ORGANIZAÇÃO ECONÓMICA DOS ESTADOS DEMOCRÁTICOS
Carga horária = a 50 horas (67 aulas de 45 m) - cerca de 7 semanas
Especificações:
Competências de adaptabilidade e flexibilidade
- Ajustar o desempenho profissional a variações imprevistas
- Assumir riscos controladamente e gerir recursos
- Fornecer informação de retorno (feedback)
- Conhecer sistemas organizacionais e sociais
- Identificar e sugerir novas formas de realizar tarefas
- Ter iniciativas e evidenciar capacidades de empreendimento
Temas:
1. A Globalização
2. A Internet e a Democracia Digital
3. A Sociedade e o consumo
3. EDUCAÇÃO/FORMAÇÃO, PROFISSÃO E TRABALHO/EMPREGO
Carga horária = a 50 horas (67 aulas de 45 m) - cerca de 7 semanas
Especificações:
Competências de educação / formação ao longo da vida
- Aprender a aprender
- Constituir uma carreira de competências individuais
- Utilizar tecnologias de formação à distância
- Posicionar-se face às relações entre deontologia e inovação tecnológica
- Conhecer dispositivos e mecanismos de concertação social
Temas:
1. A Empregabilidade e o Mercado de Trabalho
2. As transformações da Sociedade e do Trabalho
3. O Desemprego
4. Informação e Cidadania
5. O auto-conhecimento
6. A procura de emprego
7. A criação do próprio emprego
4. AMBIENTE E SAÚDE
Carga horária = a 50 horas (67 aulas de 45 m) - cerca de 7 semanas
Especificações
Competências de relacionamento interpessoal
- Ensinar os outros
- Conduzir negociações
- Gerir e negociar disputas
- Tomar posição sobre a reintegração social das vítimas de acidentes
- Relacionar meio ambiente e desenvolvimento socioeconómico
- Conhecer o papel do Estado na promoção da saúde dos cidadãos
Temas:
1. Saúde individual
2. Saúde Pública
3. Questões ambientais atuais
4. Desenvolvimento sustentável
5. Outras questões ambientais
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Outubro de 2013
Prof. Ângelo Rodrigues