PSICOLOGIA B - 12º ANO


TEMA I - ANTES DE MIM

Objetivo geral: Compreender a especificidade do ser humano do ponto de vista dos factores biológicos, cerebrais e culturais.

  • GENÉTICA

        Objetivos:

        - Caraterizar os agentes responsáveis pela trasnmissão genética;
        - Relacionar Genótipo e Fenótipo;
        - Mostrar os diferentes factores que influenciam o comportamento;

        - Compreender os processos de hereditariedade espcífica e individual;

        - Apresentar diferentes perspectivas sobre o papel dos factores genéticos no desenvolvimento;

        - Comparar os processos de desenvolvimento filogenético e ontogenético;

        - Explicar as vantagens do inacabamento biológico (neotenia) do ser humano;

        - Compreender os principais aspectos relacionados com a clonagem. 

        Conceitos-Chave:
        - ADN
        - Gene

        - Cromossoma

        - Genótipo

        - Fenótipo

        - Hereditariedade específica

        - Hereditariedade individual

        - Preformismo

        - Epigénese

        - Filogénese

        - Ontogénese

        - Neotenia

        - Inacabamento
    

  • CÉREBRO

        Objetivos:

        - Caraterizar os elementos estruturais e funcionais básicos do sistema nervoso humano;
        - Explicar o funcionamento global do cérebro humano;
        - Descrever a importância das áreas pré-frontais no comportamento humano;

        - Analisar a relação entre o cérebro e a capacidade de adaptação e de autonomia do ser humano;

        - Associar os conceitos de plasticidade e de aprendizagem.

    
        Conceitos-Chave:
        - Cérebro
        - Sistema

        - Lentificação

        - Individuação

        - Plasticidade

        - Aprendizagem

        - Neurónio

        - Sinapse

        - Especialização

        - Áreas pré-frontais

   

  • CULTURA

        Objetivos:

        - Caraterizar as noções de cultura e de padrão cultural;
        - Descrever a importância doprocesso de socialização;

        - Distinguir as noções de socialização primária e secundária;

        - Compreender a importâcnia da aquisição de competências linguísticas;

        - Mostrar as consequências da privaçaõ social no processo de tornar-se humano;

        - Relacionar os processos de socialização e de individuação;

        - Explicar a história pessoal como um processo contínuo de organização entre factores internos e externos.

        Compreender a interdependência entre caraterísticas genéticas, cerebrais e culturais.
      
        Conceitos-Chave:
        - Cultura
        - Padrão Cultural

        - Socialização

        - Linguagem

        - Significado

        - Experiência

        - Individuação

        - Auto-organização

        - Diversidade humana